Referências

Segundo Silva (2010) é preciso recorrer ao mundo intersubjetivo de alguns teóricos/pesquisadores, o qual passa a constituir o quadro referencial sob a forma de conhecimento organizado e disponível para a estruturação de minhas itinerâncias na formação continuada do ProUca. A recorrência ao mundo dos outros se faz necessário quando necessito de suporte para minhas colocações ao tentar argumentar, ratificar, contrastar posições a respeito de uma determinada temática. Nesse sentido, indico aqui autores no contexto dessa discussão.




BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. n. 19, jan/fev/mar/abr. 2002. 


CYSNEIROS, Paulo G. Novas Tecnologias na Sala de Aula: Melhoria do Ensino ou Inovação Conservadora? IX ENDIPE. Águas de Lindóia, São Paulo, maio de 1998. Anais II, vol. 1/1, pp. 199-216. Republicado in Revista Informática Educativa (Bogotá, Colombia, Universidad de los Andres). Vol. 12, n.1, Mayo 1999, pp. 11-24.

________________. Novas tecnologias no cotidiano da escola. 23a Reunião Anual da ANPED, Caxambu, MG, 24 a 28 de Setembro de 2000.


JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

FAGUNDES, Léa et alii. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Coleção Educação a Distância. Programa Nacional de Informática na Educação, 1999.

FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra, 1997.

MAGDALENA, Beatriz C. & COSTA, Iris E. T. Internet em Sala de Aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre:Artmed, 2003.
_____________________________________. Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0. Disponível em: <http://peadalvorada6.pbworks.com/f/Revisitando+os+Projetos+de+Aprendizagem,+em+tempos+de+web+2.0.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2011.

MACEDO, Roberto Sidnei Macedo. Um rigor outro: sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador, EDUFBA, 2009. Disponível em:<http://www.repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/206/1/Um%20rigor%20outro.pdf>. Acesso em 30 mai. 2011.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16ª ed. Campinas: Papirus, 2009.

MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Europa-América, 1996.

PRETTO, Nelson De Luca. Uma escola sem/com futuro - educação e multimídia, Campinas, São Paulo: Ed. Papirus, 1996

SILVA, Maria Reginalda S. Formação continuada de professores: saberes e reflexividade na prática pedagógica. 2010. 223f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí, 2010.